Armando Monteiro
Armando Monteiro
Armando Monteiro

Biografia

Biografia

 

O Senador Armando Monteiro Neto nasceu em Recife em 24 de fevereiro de 1952. É formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), eleito por quatro mandatos consecutivos, e exerceu por oito anos a presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal em 1998 e reeleito para as legislaturas de 2002 e 2006. Em 2010 foi eleito senador por Pernambuco pelo PTB, sendo o mais votado no Estado. Armando Monteiro foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre janeiro de 2015 e maio de 2016. Em fevereiro de 2017, assumiu a liderança do PTB no Senado Federal.

Armando Monteiro é filho do empresário e ex-ministro da Agricultura Armando de Queiroz Monteiro Filho e de Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro. É neto de Agamenon Magalhães, ex-governador de Pernambuco, ex-deputado federal e ex-ministro. É casado com Mônica Guimarães, pai de quatro filhos e avô de dois netos.